Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Presidente da AAM comemora decisão da Aleam sobre uso do FTI na Saúde

28 de Fevereiro de 2019

O repasse de R$ 70 milhões para investimentos na área de saúde do interior é considerado um grande avanço, na opinião do prefeito  Andreson Cavalcante, presidente da Associação Amazonense de municípios (AAM), que se manifestou a respeito do assunto no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado no Amazonas (Aleam) , nesta quarta-feira (27). Por 19 votos a favor e apenas um contra, os deputados aprovaram o projeto do governo que solicitava remanejamento de verbas do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI) para o setor de Saúde.

“É a primeira vez que os prefeitos do interior têm a oportunidade de ser ouvidos numa questão importante como essa. Iniciamos essa rodada de negociações sem termos nada e  saímos com 70 milhões de investimento para a saúde do interior. Inicialmente a proposta era de 15%  e avançamos no diálogo construído pela Associação para 20%. Não  era o que desejávamos, com certeza não é o que precisamos, mas é o que foi possível  para este momento”, afirmou Andreson Cavalcante, prefeito do município de Autazes (a 113 km de Manaus em linha reta).

Falando em nome dos demais prefeitos, o presidente da AAM agradeceu a interlocução do presidente da Aleam, Josué Neto (PSD) e demais parlamentares, para um diálogo com o governador Wilson Lima que resultou no que considera uma grande conquista. “Entendemos o caos na saúde que o Estado vive. O problema não é de Manaus, mas de todo o Estado. E cada um de nós (prefeitos) está entendendo, neste momento, a importância desse recurso para socorrer as cooperativas (médicas). Se não, entraremos num caos  que nenhum de nós deseja”. Também disse entender que pessoas do interior vêm buscar atendimento médico em Manaus.

Prefeitos terão participação no orçamento

Para o presidente da Associação, o FIT sempre foi aplicado de forma aleatória. “Em algum momento talvez tenha chegado a um município em forma de investimento, mas sequer o prefeito tinha conhecimento de que se tratava”. Em meio ao discurso, Andreson Cavalcante informou que os prefeitos participarão da confecção do orçamento do próximo ano, a convite do governador.  “Fiquei muito feliz ontem, quando o governador nos convidou par fazer parte, neste ano, da discussão do orçamento, da Lei Orçamentária Anual (LOA), para o ano de 2020.  Isso nunca tinha acontecido  e estou aqui para relatar as conquistas,  a partir do diálogo. Portanto, estou muito  feliz e contente com os avanços”, declarou.

 

Fotos: Divulgação / Assessoria de Comunicação.

registrado em:
Fim do conteúdo da página